Uma boa prática de higiene oral é sem dúvida o melhor combate a problemas buco-dentários. Sem ela a dor poderá ser um problema nas nossas vidas. Um bom dentista/higienista não se cansará de o alertar para que faça uma correta higiene oral.
Há ainda nos dias de hoje, muitas pessoas que não sabem como efetuar uma correta higienização à sua cavidade oral. Não basta perder 2 min. na casa de banho a "tentar" escovar os dentes se não conhecermos os "truques" para uma boa higiene.
Vamos lá então aprender:
1º - Escolha uma escova suave ou média. Uma escova demasiado dura danifica o esmalte dos dentes e até a própria gengiva. Evite fazer muita força ao escovar.
Deve escovar os dentes 2 a 3 vezes por dia. Sempre no fim das refeições.
2º - Escovar os dentes em movimentos circulares, ou no caso dos dentes superiores de cima para baixo e nos inferiores de baixo para cima. Nuncas em movimentos horizontais. Ter em atenção que a escova deve passar em todas as faces dos dentes, mesmo aquelas que lhe parecem impossiveis de limpar.
3º - A cada escovagem torne como hábito a utilização do fio dentário. Este serve para limpar os espaços entre os dentes onde a escova não chega. Para o fazer corretamente deve introduzir o fio duas vezes em cada espaço dentário. De cada vez que passa o fio encosta-o a uma face de um dos dentes. Volta a repetir no mesmo espaço encostanto à face do outro dente, puxando, por fim, o fio na vertical.
4º - Se tem dificuldade em usar o fio dentário pode utilizar os escovilões interdentários, que não são mais do que pequenas escovas, concebidas para limpar os espaços que uma escova convencional não limpa.
CUIDE, LIMPE, MANTENHA...
PORQUE O SEU SORRISO FALA POR SI...
5º - Visite o seu médico-dentista pelo menos 2 vezes por ano. Peça-lhe conselhos, ele ajudá-lo-á
certamente a esclarecer as suas dúvidas....!!